Cultura bacteriana


O ponto inicial de qualquer estudo eficaz acerca da morfologia e comportamento das bactérias é a cultura bacteriana. Esse procedimento é importante por vários motivos, mas o mais latente é a produção de conhecimento minucioso que não se obteria de outra forma.
É através deste procedimento que se torna possível observar o comportamento de crescimento de uma ou de várias espécies de bactérias. Também é o principal instrumento de trabalho de laboratórios quando empenhados em realizar exames de rotina (sangue, urina) para identificar se o paciente tem ou não uma infecção bacteriana.

Este também é um jeito mais prático de se obter mais rapidamente colônias de bactérias para eventuais estudos e/ou análises científicas mais rebuscadas.
Para se fazer uma cultura bacteriana é necessário ter meios propícios (temperatura e pH ótimos, presença ou ausência de oxigênio, dependendo da bactéria a ser utilizada) para que as espécies se desenvolvam com sucesso. O meio de cultura mais utilizado para estimular o crescimento das colônias bacterianas pode ser líquido ou gelificado, pode ser simples ou complexo, mas terá que suportar o desenvolvimento e fornecer nutrientes e condições ideais de crescimento. E um ponto a ser levado em conta é a esterilização da cultura normalmente feita através de autoclave, para evitar a contaminação por agentes externos que podem tendenciar o resultado da pesquisa para um determinado produto que não é o real.






 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Platelmintos

Segmentação e gastrulação

Sanguessugas